É de pequenino que se torce o pepino.
Embora eu não tenha conseguido saber a origem desse ditado popular, a sua mensagem é bem clara.
Ela sintetiza o que educadores, psicólogos, pedagogos e pais estão cansados de saber, embora muitas vezes não se consegue na prática por negligência ou por mal aplicação do sentido do dito ditado.
A formação do caráter, a educação, os bons modos tem que ser inculcados na pessoa desde a mais tenra idade, isto é, enquanto se pode malear.
Entendo que o pepino do ditado, depois da fase adulta ou do completo desenvolvimento, não permite que lhe mudem a forma.
Tal qual o ser humano, que depois da tenra idade dificulta que seus hábitos, costumes e caráter sejam alterados.
Quando o povo de Israel estava no deserto a caminho da Canaã prometida, veio por parte de Deus a ordem para que os pais, constante e permanentemente transmitissem os valores e tradições aos seus filhos durante a jornada. (Deuteronômio 6:6,7)
Isso garantiria aos pequeninos a formação do caráter e a garantia dos valores de um povo que por ora não possuia território.
O pepino estava sendo torcido.
Mais uma referência bíblica: “Instrui o menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).
Queridos pais, usem a tua sabedoria, para verdadeiramente instruir aos teus pequeninos nos caminhos de Deus, enquanto eles estão em tua guarda, pois se deixares para mais tarde, pode ser que te arrependas.
Torça o pepino enquanto ele se apresenta maleável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário