"Trazer notícias alegres" - Reflexões, edificações,Defesa da Fé, Vida Cristã, Cotidiano, humor, amenidades, fatos e fotos, etc...

domingo, 30 de maio de 2010

Quando Jesus encontra pousada no lar

Pr. Neemias dos Santos Lima


O encontro de Zaqueu e Jesus é uma das cenas mais lindas da Bíblia. Lucas é o único que registra e o faz em 19.1-10. Via de regra, o texto sempre é usado para sermões evangelísticos, o que não é errado. Quero, entretanto, extrair lições sobre as mudanças operadas por Jesus na vida das famílias.
Ei-las:

1ª - Quando Jesus encontra pousada no lar instala-se seu senhorio. A presença de Jesus em nossa casa é a certeza de novo senhorio. Zaqueu inicia seu discurso com a palavra "senhor". Sei que é apenas um pronome de tratamento, mas, pelo desfecho, não é absurdo tomar como fato ilustrativo. As competições por espaço ou poder são sepultadas e só a vontade d’Ele será observada. A ficção do livro “Em seus passos, que faria Jesus?” será realidade.

2ª - Quando Jesus encontra pousada no lar sepulta-se o materialismo. Não é nada absurdo concluir que a inclinação de Zaqueu para os bens materiais era grande. O texto diz que era chefe dos publicanos - os que cobravam impostos para o império, sempre em valores maiores que os devidos. Assim que Jesus foi seu hóspede, ele disse: “Dou aos pobres metade dos meus bens”. O que lhe era tão importante ficou sem valor. Materialismo não é coisa apenas de rico. Desde que a matéria tenha proeminência em sua vida, você é materialista, sendo rico ou pobre.

3ª - Quando Jesus encontra pousada no lar confessam-se pecados. Ao dizer “...se nalguma coisa tenho defraudado...”, na verdade confessava. É como se dissesse: “...se nalguma coisa tenho defraudado e eu sei que tenho defraudado...”. Era uma confissão pública de um homem arrependido. Pr. Fanini dizia: “Há gente que peca no varejo e pede perdão no atacado”. E acrescentava: “Fala mal das pessoas, caluniam, tem inveja etc e depois diz: Pai, perdoa os meus pecados”. E concluía: “Pecado tem nome, confesse-os pelo nome, um a um”.

4ª - Quando Jesus encontra pousada no lar mudam-se as atitudes. É extraordinária a decisão de Zaqueu: “...o restituo quadruplicado”. Sem nenhuma instrução de classe de ensino, sem nenhum discipulado, toma uma decisão que mostrava mudança de atitude. O evangelho, em síntese, são as boas-novas que fazem mudanças.
Jesus mora em seu lar? Se sim, o senhorio dele será notado, o materialismo sepultado, os pecados confessados e as atitudes mudadas. Convidemos Jesus para morar verdadeiramente em nossos lares.

Fonte Igreja Batista do Braga
Via Vigiai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas