"Trazer notícias alegres" - Reflexões, edificações,Defesa da Fé, Vida Cristã, Cotidiano, humor, amenidades, fatos e fotos, etc...

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Uma pandemia chamada "tabaco"

Pr. José Francisco Veloso

Fumar não é coisa nova. Existem provas que mil anos antes de Cristo, na América Central o cigarro era usado principalmente em rituais religiosos. Numa peça de cerâmica do século X, dos Maias, um deles é visto fumando um charuto. Os marujos de Cristovão Colombo, 1492 foram os grandes embaixadores do tabaco no chamado mundo civilizado. Mas foi um Frances, Jean Nicot, o primeiro a plantar tal prazer na Europa e a usando no tratamento de enxaquecas dos nobres. Em 1570 o botânico Jean Liebault deu o nome de “Herba Nicotiana” ao tabaco em óbvia homenagem a Nicot. O nome “cigarro” vem da expressão maia “sikar” .
Segundo a OMS, o tabaco mata 5 milhões de pessoas por ano no mundo, e calcula que a partir de 2020 matará 10 milhões. 750 milhões de adolescentes morrerão nos próximos anos! Para se ter uma idéia da destruição causada pelo tabaco no Brasil, sabe-se que ao longo de 133 anos de história na América Latina, 81 mil mortes foram causadas por conflitos, enquanto que o tabaco matou 200 mil.
A OMS já trata o tabaco como pandemia ( doença infecciosa que se espalha)! No Brasil, 25% dos médicos, fumam, enquanto que quase 31 milhões são dependentes ( física e psiquicamente) da “nicotina”. Em nosso país, 30 mil crianças entre 5 a 10 anos, são fumantes e 2.655 morrem por ano com câncer causado pelo cigarro, embora o número de portadores seja bem maior. Se um fumante der 10 tragadas por cigarro, o seu cérebro receberá 200 impactos de nicotina por dia, e 73 mil por ano.
Quem bebe, fuma mais, porque o álcool elimina a nicotina e o organismo pede mais do tóxico fumado.
O Ministério da Saúde do Brasil, afirma que os cigarros contem 4.720 substancias tóxicas, sendo a nicotina uma delas.
O SUS gasta 20 milhões de reais por ano com as doenças causadas a fumantes passivos.
O INSS gasta quase 19 milhões de reais com doentes ( pensões ou benefícios) tabagistas, por ano, projetando de 2003 até 2010, algo de quase 500 milhões de reais para tratamento.

Quem fuma tem 10 vezes mais, a chance de ter câncer de pulmão; 5 vezes maior de sofrer infarto; 5 vezes de ter enfisema pulmonar e 2 vezes mais de ter um derrame cerebral.

Estima-se que existam no mundo, 1,2 bilhões de fumantes que causam um problema de meio ambiente. Como? Polui ambientes domiciliares, matas são destruídas para o plantio do fumo, e produzir lenhas para secar as folhas de tabaco.

Estima-se que para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é derrubada. No ano de 1994 foram produzidos 163 bilhões de cigarros, representando a destruição de 540 milhões de árvores!

20% dos incêndios no mundo são provocados por pontas de cigarros.

Os benefícios para quem parar de fumar agora: após 20 minutos sua pressão e pulsação voltam ao normal; após 2 horas, não tem mais nicotina no sangue; após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza e após 2 dias o seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta melhor a comida; após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora e após 5 a 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

Apesar de todos os problemas entre os brasileiros, sabe-se que estes respondem favoravelmente nas campanhas contra o tabagismo. Portanto, a palavra de ordem em nosso país deve ser: “ em ambiente público, fumar é proibido”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas