"Trazer notícias alegres" - Reflexões, edificações,Defesa da Fé, Vida Cristã, Cotidiano, humor, amenidades, fatos e fotos, etc...

domingo, 20 de dezembro de 2009

Maçonaria: Pode um Cristão ser maçom?



Por "O Bereano"


Ser membro da Igreja de Cristo era compatível com a filiação na loja maçônica, ou maçonaria? Peço-te que em oração consideres a minha avaliação e juízo sobre esta questão da compatibilidade entre a loja maçônica e a Igreja de Cristo.

Em primeiro lugar, ao tratar este assunto, vou descrever brevemente os aspectos organizacionais da maçonaria e depois avaliá-la como uma organização religiosa.

Maçonaria ou a Ordem maçônica, tal como a conhecemos hoje, foi fundada em 24 de junho de 1717, em Londres. O termo maçon provém do inglês mason e do francês maçon, que quer dizer 'pedreiro', e do alemão metz, 'cortador de pedra'. Ela era originalmente uma sociedade de construtores de catedrais no século 17. Os maçons de pedra e cortadores de pedra constituíam-se como os seus membros. Da Inglaterra, a maçonaria rapidamente se espalhou para a Europa continental e em 1740 para a América do Norte. A maçonaria foi organizada na Inglaterra, mas quatro em cada cinco maçons no mundo vivem agora nos EUA. Eles e os seus irmãos em outros países têm feito da maçonaria a maior sociedade secreta internacional. Há mais de 16.000 lojas maçônicas neste país com uma sociedade de mais de quatro milhões e meio de membros. Como os maçons são poderosos, é difícil dizer, mas "num único ano, a maioria dos governadores estaduais, senadores e representantes dos EUA. são susceptíveis de serem maçons. Os três graus básicos da maçonaria são os de Aprendiz, Camarada (ou Companheiro), e Mestre Maçônico.

O candidato à adesão deve fazer um juramento para manter inviolados os segredos da ordem. Os segredos incluem todas as instruções dadas na loja, os eventos da reunião, incluindo o extensivo e misterioso ritual, e as diferentes senhas secretas da loja e cumprimentos que servem como um modo de identificação de um Maçom para outro.

À medida que concluímos a nossa descrição da loja maçônica como uma organização, peço-te que consideres a seguinte definição de maçonaria, tal como previsto por alguns dos seus próprios adeptos: "É verdade que a maçonaria não é uma religião, mas é Religião um culto em que todos os bons homens podem-se unir, que eles podem compartilhar a fé de todos."(J. F. Newton, The Builders (New York: Macoy Pub. and Masonic Supply Co., 1930), p. 251). "A maçonaria direciona-nos a nos alienar das confinadas e fanáticas noções e ensina-nos que a humanidade é a alma da religião ... e nós como Maçons só perseguimos a religião universal, a Religião da Natureza."(Ibid., p. 258). "A religião da maçonaria é cosmopolita, universal ... Deus está igualmente presente com o piedoso hindu no templo, o judeu na sinagoga, o maometano na mesquita, e os cristãos na Igreja."( Mackey, Loc. cit). Esta é a religião da Natureza ou a religião do humanismo. Os seus princípios e objetivo são a expressão do que o homem vai fazer, em nome do bem da humanidade. A maçonaria identifica Deus com a Natureza. O homem torna-se seu próprio Deus. Sendo que a Natureza é Deus e o homem é o chefe intelectual de toda a natureza, é lógico que o homem deve definir a sua própria religião. A maçonaria recusa-se a reconhecer que Deus é o independente, auto-suficiente Deus. Aquele que é o Criador e Legislador de todas as coisas.

O deus da maçonaria tem muitos nomes diferentes. Ele é o "Grande Arquitecto," o "Ser Supremo," o "Olho que tudo vê" o "Grande Ser." Este deus dos maçons não é o Único, Pessoal, Triúno, e Vivo Deus das Sagradas Escrituras. Os maçons têm um conceito panteísta de Deus. Deus é Natureza e a Natureza é Deus. O seu "deus" é apenas um símbolo da natureza; Natureza auto originada, a causa da sua própria existência. O deus da maçonaria é um ídolo da mente. Um Deus que o homem inventou para seus próprios fins!

No lugar de encontro da Loja, há um altar, e colocado no altar, está uma Bíblia. Que concepção do "bom livro" tem a maçonaria? A maçonaria, lembra-te, aceita homens de todos os credos em sua fraternidade, e, consequentemente, aceita todos os "bons livros", de todas as religiões. Os Maçons são "mentes abertas"! Os Maçons frequentemente citam a Bíblia Sagrada, que de fato empresta a este movimento do mal uma fachada de respeitabilidade. Suas passagens preferidas são as relativas à construção do templo, os profetas, e os quatro evangelhos. Nos escritos da maçonaria encontram-se repetidas referências ao bom pastor, ao bom Samaritano, à Arca da Aliança, ao castiçal de ouro, o templo e o seu sacerdócio, e até mesmo à ressurreição. Mas todas estas expressões e o que elas significam e representam, segundo as Escrituras, são corrompidas e distorcidas pela maçonaria. A Bíblia da maçonaria não é a autoritária e infalível Palavra, a sua Bíblia não é o livro cristão de revelação divina, mas apenas um dos muitos livros religiosos, como o Alcorão, os Vedas, a Zendavesta, o Livro do mormonismo, etc. A maçonaria tolera qualquer mentira religiosa.

Mas o verdadeiro cristianismo é intolerante com a mentira. O crente confessa que só Deus pode e revela a Verdade. O único registro do auto-revelador discurso de Deus para nós é o registrado nas Escrituras. O crente contesta a alegação de revelação de qualquer e de todos os livros que não sejam a Bíblia. A verdade é intolerante com a mentira, por amor ao nome de Deus. O Cristianismo condena como produtos do pecado o Corão, o livro de Mórmon, etc. Tu podes perceber então que a maçonaria tem muitos "bons livros." Apesar de afirmar aceitar a Bíblia como Palavra de Deus, na realidade, nega este fato. Isto é verdade, pela maçonaria deixar de reconhecer a posição exclusiva da Bíblia como o único infalível, totalmente inspirado registro da revelação do único Triúno Deus. A tentativa da maçonaria de equacionar a Bíblia e o Alcorão, por exemplo, vendo-os como tendo igual valor e validade, está a negar a única, exclusiva posição da Sagrada Escritura. O assunto não é relativo. A maçonaria promove a idolatria, admitindo 'São João da Escócia" ou "São João de Jerusalém" como padroeiro, e abre os seus trabalhos em seu nome.

O que a maçonaria tem a dizer sobre Jesus Cristo? A maçonaria opta por ignorar, em vez de negar explicitamente, a divindade de Cristo Jesus. Mas a sua tentativa de ignorar a pedra angular da Igreja não irá livrá-los da condenação. A Bíblia, como Palavra de Deus, exige que todos acreditem, ninguém tem o direito de ignorar a questão. Cristo confronta cada homem com a pergunta pertinente: "Quem vós dizeis que eu sou?" Nós temos, o homem tem de acreditar e confessar que Jesus é o eterno Filho de Deus em carne, o Salvador do Seu povo eleito.

A loja maçônica está errada em outrod pontos básicos. Os seus erros básicos não são erros inocentes de julgamento, mas que são deliberadas rejeições da verdade das Escrituras. A loja maçônica nega a verdade relativamente a um Único, Vivo, Eterno, Triúno Deus, recusa-se a confessar a eterna divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Este é o cerne da questão! Uma vez que a religião da loja maçônica está errada em seu centro, é completamente errada em todos os seus aspectos. É a religião do homem, Humanismo. A maçonaria apoia-se num não-escritural, descrente conceito de antropologia, pecado, fraternidade, unidade e salvação.

A loja maçônica é uma organização anti-cristã. Sua religião não é apenas errada, é anti-cristã! É a tentativa do homem orgulhoso, (o que certamente irá falhar) para estabelecer esta fraternidade universal dos homens contra a Una, Santa, Igreja Universal de Jesus nosso Senhor. Somente na Igreja de Cristo está em e pode ter Irmandade. Crentes em todas as nações e em todas as idades são um na fé em Cristo, porque Cristo redimiu-nos de maneira que nós devemos ser um nEle.

Bibliografia

1) William J. Whalen, Handbook of Secret Organizations (Milwaukee: Burce Pub. Co., 1966).
2) Albert Mackey, An Encyclopedia of Freemasonry (Philadelphia: Moss and Co., 1875).
3) J. F. Newton, The Builders (New York: Macoy Pub. and Masonic Supply Co., 1930).
4) Arthur Pruess, Dictionary of Secret and Other Societies (St. Louis, Mo.: B. Herder Book Co., 1924).
5) Freemasonry: May a Christian Be a Member? (Marvin Kamps)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas