"Trazer notícias alegres" - Reflexões, edificações,Defesa da Fé, Vida Cristã, Cotidiano, humor, amenidades, fatos e fotos, etc...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Não seja precipitado

por Ely Medeiros


Diz o adágio popular que o apressado come cru, e isso em razão de ser precipitado. Por precipitação também pode-se, diante de um questionamento, responder errado, responder mal ou ter uma atitude desastrosa.

Toda reação, neste caso, se tomada sem reflexão ou análise poderá induzir ao erro, muitas vezes difícil de reparar.

Quantas vezes mal-entendidos e precipitações, aquelas respostas de bate pronto tem levado pessoas a um julgamento errôneo e criado situações embaraçosas.

Todavia o cristão, diante de perguntas instigantes ou situações aparentemente embaraçosas, deve agir com calma e reflexão, sem tomar atitude precipitada, evitando assim o erro.
A Bíblia recomenda que devemos sempre agir com mansidão, ou seja, com calma e prudência antes de responder o que nos questionam, como em alguns textos:

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. (Tiago 1:19)

Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. (Gálatas 6:1)

Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens. (Tito 3:2)

Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, (I Pedro 3:15)

Vou agora ilustrar, com uma história, o que pode ocorrer em uma situação de precipitação e mal-entendido e a confusão que causa:

"A família jantava tranquilamente quando, de repente, a filha de 12 anos comenta:
-Tenho uma má notícia. Já não sou virgem! Sou uma vaca! E começa a chorar convulsivamente, com as mãos no rosto.

Silêncio sepulcral na mesa! De repente, começam as acusações mútuas:

- Estava-se mesmo a ver! - diz o marido à mulher. É por te vestires como uma mulher barata e arregalares o olho ao primeiro imbecil que vês na rua. Claro que isto tinha que acontecer, com o exemplo de mãe que a menina vê todos os dias!

Vai daí o pai aponta também para a outra filha, de 25 anos
- E tu também, que ficas no sofá a lamber aquele palhaço do teu namorado que tem é pinta de chulo, na frente da menina?

A mãe não aguenta mais e grita:
-Ai é?!... E quem é o idiota que gasta metade do ordenado com mulheres e se despede delas à porta de casa? Ou pensas que eu e as meninas somos cegas? E, ainda por cima, que belo exemplo dás desde que assinas esta maldita TV cabo, passas todos os fins-de-semana a ver pornografia de quinta categoria e depois acabas na casa de banho com gemidos e grunhidos?

Desconsolada e à beira de um colapso, com os olhos cheios de lágrimas e a voz trémula, a mãe pega na mão da filhinha e pergunta-lhe baixinho:
- E como é que isso aconteceu, minha filha?

Entre soluços, a menina responde:
A professora tirou-me do Presépio! A Virgem agora é a Luísa. Eu vou ser a vaca! "



Ilustração extraída de [ A Xafarica ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas