"Trazer notícias alegres" - Reflexões, edificações,Defesa da Fé, Vida Cristã, Cotidiano, humor, amenidades, fatos e fotos, etc...

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Coisas novas e velhas

PR. TIMOFEI DIACOV

“Assim que, se alguém está em Cristo Jesus, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, e eis que tudo se fez novo” (II Cor 5:17).

Façamos uma apreciação neste texto bíblico:

1. Coisas velhas, já foram novas. Por exemplo: um carro comprado zerinho; uma casa recém construída, uma roupa nova, recém costurada etc. na vida moral temos os bons hábitos que formamos, e na vida conjugal quando nos casamos. Tudo era novo. Hoje através dos tempos estão ficando velhos: os bons hábitos envelheceram, e criamos novos hábitos. Na vida conjugal começamos a perder a sensibilidade do amor, da consideração, do respeito etc. o que se deve fazer é sempre cuidar para não perder as boas virtudes. Então algumas coisas novas se tornaram, ou podem tornar-se inadequadas. Que Deus nos ajude a sempre nos renovarmos na prática do amor e das virtudes. Portanto cuidemos que as coisas novas não venham a serem depreciadas.

2. Coisas velhas devem ser renovadas. Isaias 41 diz: “Que os jovens se cansarão e os mancebos fatigarão; mas os que esperam no Senhor, renovarão as suas forças, caminharão e não se cansarão, voarão com asas como águias”. Por isso diz o texto: “As coisas velhas já passaram”. Quando conhecemos a Jesus Cristo como nosso Salvador, Deus nos transforma em novas criaturas. E isto é um processo, conforme João cap.3, que diz que, temos que nascer de novo; ainda que o velho Nicodemos tenha estranhado este tipo de linguagem, visto ser ele um homem velho. Diante disto, diz a palavra: “As coisas velhas já passaram”. E devem mesmo ter passado, porque se assim não acontecer, o homem continuará “Velho homem corrompido pelo pecado”. O evangelho de Cristo, diz Paulo, “É o poder de Deus para a salvação de todo aquele que Nele crê” (Rm 1:16).

3. Coisas que nunca se envelhecem. Diz Epístola aos Hebreus 13:8: “Jesus Cristo é o mesmo ontem hoje e eternamente”. Ele sendo Deus, não muda, não envelhece, não passa. A Bíblia é o livro mais antigo e mais divulgado. É a eterna palavra de Deus; não como alguns pseudos religiosos ou pseudos cristãos que afirmam ser um livro ultrapassado; ou que contém algumas palavras de Deus. Ela é a palavra de Deus imutável. A moral cristã é outra coisa que não se envelhece, e nem pode ser mudada. Hoje existem pessoas que afirmam que estamos vivendo uma nova moralidade que, na verdade, é a velha imoralidade. Jesus prometeu-nos um novo céu e uma nova terra onde habita a justiça, que jamais se envelhecerá. Por outro lado afirma que o atual céu e terra passarão; mas que a Sua palavra não passará. O nosso sonho deve ser, habitar nessa nova terra e novo céu, aonde a corrupção jamais chegará; e que foram criados pelo Senhor Jesus Cristo.

4. Coisas que devem passar, e jamais voltar: maus hábitos, imoralidades, invejas, ciúmes, ódio, ressentimentos, amarguras etc. que fazem parte do velho homem, com a sua velha natureza, uma vez que, em Cristo Jesus somos novas criaturas. Mas, como podemos transformar- nos em novas criaturas? O próprio texto responde: estar em Cristo, “Se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, e eis que tudo se fez novo”. É tão simples o ensino; mas o homem, via- de- regra, torna-o difícil; complica-o; cria métodos complicados para explicar uma coisa simples que Deus criou. Caro leitor, como estão as coisas em sua vida? O Ano 2009, já passou. Você fez alguns planos para viver uma nova vida? Pois não bastam formular novos propósitos, ou desejar para si mesmo e para os outros, que tudo se realize; que haja paz; e que você e os outros sejam felizes. Estas coisas são conquistadas através de um esforço próprio e confiança em Deus. Elas não são palavras mágicas. Busque a Deus para que Ele o faça uma nova criatura; e que as coisas velhas, sejam coisas passadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas