"Trazer notícias alegres" - Reflexões, edificações,Defesa da Fé, Vida Cristã, Cotidiano, humor, amenidades, fatos e fotos, etc...

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Heresia? Presbiterianos da Escócia decidirão se aceitam ou não os gays

Vigiai.net

A Igreja da Escócia (Church of Scotland) que é a igreja Oficial da Escócia, uma das mais fortes da Reforma Protestante (séc. 16), e de onde surgiu a Igreja Presbiteriana do Brasil, tomará esta semana uma decisão histórica importantíssima – aceitar ou não os homossexuais da igreja.

A partir de quinta-feira (22)inicia-se mais uma Assembléia Geral da Igreja da Escócia que se encerra dia 27 de Maio. Este é o concílio maior da denominação que reúne-se todo ano para aprovar a escolha do seu novo moderador, legislar e tomar decisões de nível nacional.

Representantes de todos os Presbitérios dentro da Escócia e fora dela estarão presentes, além de representações provenientes de outros países, representantes do governo e da Rainha.A polêmica começou quando um Pastor de Aberdeen (quase norte da Escócia), declarou publicamente sua homossexualidade e revelou que vive maritalmente com outro fiel do mesmo sexo.
Como ele era recém chegado nesta congregação e ainda não havia tomado posse, alguns membros protestaram. A questão ganhou notoriedade a ponto de ser tratada na Assembléia Geral.

Em outras regiões da Escócia já existem sacerdotes homossexuais ordenados, mas a questão nunca foi tratada oficialmente, muitos membros que estão “no armário” aguardam a posição oficial para saírem, e algumas das congregações abertamente inclusivas tem feito campanhas pró-gays a fim de convencer a ala fundamentalista e principalmente o presbitério, que possui o poder de voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas