"Trazer notícias alegres" - Reflexões, edificações,Defesa da Fé, Vida Cristã, Cotidiano, humor, amenidades, fatos e fotos, etc...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Morales passa hoje por ritual de "limpeza espiritual"

Renata Giraldi
Enviada Especial da Agência Brasil
Em La Paz (Bolívia)
Antes de assumir o segundo mandato, o presidente reeleito da Bolívia, Evo Morales, passa nesta quinta-feira (21), durante toda a manhã, por um "ritual de limpeza" .
A cerimônia é um costume típico dos povos indígenas pré-incas. As energias dos ancestrais são atraídas para Morales como garantia de sabedoria e êxito para mais cinco anos de governo. O local escolhido é um dos principais pontos turísticos do país: as ruínas de Tiwanaku.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou o assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, para representá-lo nas cerimônias de hoje e de amanhã (22) - que será a transmissão de posse oficial. Morales decretou feriado nesta sexta-feira. Amanhã, no fim do dia, quem quiser poderá participar de uma festa popular no Estádio Hernando Siles.
O povoado onde será celebrado o ritual fica a 75 quilômetros de La Paz (capital administrativa do país). Também em 2006, quando tomou posse do primeiro mandato, Morales submeteu-se à mesma cerimônia de bênçãos.
Para a celebração foi escolhido o templo de Kalasasaya, localizado na região da pirâmide de Akapana.Para a cerimônia, Morales deverá vestir uma túnica nas cores branca e preta que, segundo os povos indígenas da região do alto da Bolívia, simbolizam prosperidade, sabedoria e êxito.
Uma anciã e uma menina conduzem a cerimônia. A ideia é que o descendente indígena seja guiado pelos espíritos da sabedoria no período em que estiver no comando.
Morales aproveita para agradecer suas conquistas às energias dos antepassados.O presidente reeleito deve usar ainda uma espécie de boina de lã colorida que protege as orelhas, típica dos indígenas andinos, e um colar de flores. O colar significa a celebração da vida. Ao final da cerimônia, ele receberá das mãos da anciã e da criança um bastão.
Nele estarão vários símbolos dos povos indígenas - penas e lãs coloridas.Morales conseguiu promover as eleições de dezembro após mudar a legislação eleitoral.
As mudanças garantiram a possibilidade de reeleição e sua permanência no governo por mais cinco anos. Ontem (20), seus ministros colocaram os cargos à disposição, alegando que facilitariam para Morales decidir sobre uma eventual reforma ministerial.
Em meio às mudanças de assessores, Evo Morales está às voltas com as eleições regionais de 4 de abril. O objetivo dele é assegurar maioria também no poder regional, uma vez que tem apoio majoritário na Câmara e no Senado, além de entidades civis. Em pouco mais de dois meses serão realizadas eleições para nove governadores, 234 deputados estaduais, 327 prefeitos e 1.700 conselheiros municipais.


Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas