"Trazer notícias alegres" - Reflexões, edificações,Defesa da Fé, Vida Cristã, Cotidiano, humor, amenidades, fatos e fotos, etc...

domingo, 17 de janeiro de 2010

Torcendo o pepino

Ely M. Medeiros

É de pequenino que se torce o pepino.

Embora eu não tenha conseguido saber a origem desse ditado popular, a sua mensagem é bem clara.

Ela sintetiza o que educadores, psicólogos, pedagogos e pais estão cansados de saber, embora muitas vezes não se consegue na prática por negligência ou por mal aplicação do sentido do dito ditado.

A formação do caráter, a educação, os bons modos tem que ser inculcados na pessoa desde a mais tenra idade, isto é, enquanto se pode malear.

Entendo que o pepino do ditado, depois da fase adulta ou do completo desenvolvimento, não permite que lhe mudem a forma.

Tal qual o ser humano, que depois da tenra idade dificulta que seus hábitos, costumes e caráter sejam alterados.

Quando o povo de Israel estava no deserto a caminho da Canaã prometida, veio por parte de Deus a ordem para que os pais, constante e permanentemente transmitissem os valores e tradições aos seus filhos durante a jornada. (Deuteronômio 6:6,7)

Isso garantiria aos pequeninos a formação do caráter e a garantia dos valores de um povo que por ora não possuia território.
O pepino estava sendo torcido.

Mais uma referência bíblica: “Instrui o menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).

Queridos pais, usem a tua sabedoria, para verdadeiramente instruir aos teus pequeninos nos caminhos de Deus, enquanto eles estão em tua guarda, pois se deixares para mais tarde, pode ser que te arrependas.

Torça o pepino enquanto ele se apresenta maleável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas